Passar para o conteúdo principal
myH2O2

myH2O2: a primeira planta satélite de peróxido de hidrogênio do mundo

A unidade industrial, operada remotamente, está instalada na fábrica da Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz, no Estado do Maranhão, nordeste do Brasil

São Paulo (Brasil) e Bruxelas (Bélgica), 27 de novembro de 2017– A Peróxidos do Brasil, joint venture do Grupo Solvay e PQM – Produtos Químicos Makay – colocou em operação no Brasil a primeira planta industrial satélite de peróxido de hidrogênio do mundo, com capacidade de produção de 12 mil toneladas por ano, instalada na fábrica da Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz, no Estado do Maranhão, nordeste brasileiro.

Desenvolvida sob o conceito tecnológico myH2O2®, patenteado pela Peróxidos do Brasil, a unidade é uma planta on site, ou seja, nas instalações do cliente, podendo ser operada remotamente pela planta mãe da Peróxidos, instalada em Curitiba - no Estado do Paraná – a 2.670 quilômetros de distância.

A produção dessa planta satélite será exclusivamente de uso da fábrica de celulose da Suzano, da qual aproveitará a infraestrutura industrial, as utilidades e insumos que estão disponíveis no local.

“A instalação de uma planta satélite myH2O2® é perfeitamente adequada principalmente para os clientes que possuem plantas de celulose e papel instaladas em áreas mais distantes da nossa maior unidade industrial no Brasil. A nossa tecnologia oferece muitos ganhos, entre os quais competitividade, maior segurança no fornecimento, logística ajustada e redução de emissões de carbono”, disse Carlos Silveira, CEO da Peróxidos do Brasil.

O modelo de implantação desse tipo de planta dedicada também contribui para o desenvolvimento regional, uma vez que se trata de investimento em instalação industrial, e tem um apelo forte de sustentabilidade ao eliminar centenas de viagens de caminhão, melhorando a logística e reduzindo impacto ambiental.

De acordo com Georges Crauser, Presidente da Unidade Global de Negócios Peroxides, do Grupo Solvay, o investimento nessa unidade está em linha com a estratégia de crescimento dos negócios ligados ao peróxido de hidrogênio em todo o mundo. “Nosso objetivo é responder de forma adequada às demandas e necessidades dos clientes em todas as regiões que atuamos, utilizando todo o know how das nossas equipes comerciais e industriais ligadas ao peróxido de hidrogênio”, comenta.

Segundo Crauser, o Grupo Solvay está permanentemente em discussões com vários clientes ao redor do mundo para desenvolver novas oportunidades de negócios, incluindo novas unidades myH2O2®.

Inauguração – Para celebrar esse momento na história da empresa, a Peróxidos do Brasil reuniu clientes, parceiros, autoridades e o time de profissionais da empresa em dois grandes eventos, nos dia 27 e 29 de novembro.

Sobre a Peróxidos do Brasil

A Peróxidos do Brasil é uma joint venture do Grupo Solvay e a empresa PQM para fabricação de peróxido de hidrogênio e outros produtos derivados, com aplicações em diversos mercados. Maior produtora do setor na América do Sul, a Peróxidos do Brasil possui unidades industriais em Curitiba (PR), com capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano, e em Imperatriz, no estado do Maranhão (MA), dedicada ao fornecimento exclusivo para a Suzano Papel e Celulose. A Peróxidos do Brasil integra a unidade global de negócios Peroxides, do Grupo Solvay, que possui 17 plantas industriais na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália. Saiba mais em www.peroxidos.com.br/pt/index.html

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e especialidades químicas, comprometida com o desenvolvimento de produtos que abordam os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em todo o mundo em diversos mercados finais.Seus produtos são utilizados em aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes e médicos, bem como na extração de minerais e petróleo e gás, aumentando a eficiência e a sustentabilidade. Seus materiais leves promovem uma mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay está sediada em Bruxelas, com cerca de 27.000 funcionários em 62 países. As vendas líquidas foram de € 10,3 bilhões em 2018, com 90% de atividades em que a Solvay está entre as três líderes mundiais, resultando em uma margem EBITDA de 22%. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext Brussels e Paris Bloomberg: SOLB.BB - Reuters: SOLB.BR, e nos Estados Unidos suas ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com